Se a pessoa realizar o teste do sorriso e a boca entorta, deve começar uma corrida contra o tempo. A partir dos primeiros sintomas, o ideal é que o tratamento seja iniciado em até quatro horas e meia para que as chances de recuperação sejam maiores.

Quando há fortes indícios de que esteja passando por um AVC, o paciente deve avisar a pessoa mais próxima e chamar imediatamente o Samu, que o conduzirá a um hospital ou unidade de pronto-atendimento habilitado. O ideal é esperar a ambulância, mas podem ser usados outros meios, caso eles permitam que o paciente chegue mais rápido a unidade de emergência.

A janela de tempo ideal para inicio do tratamento é de até quatro horas e meia. Nesse período, o medicamento já deve estar correndo nas veias do paciente. Se o atendimento for feito nos primeiros 30 minutos, na fase super aguda, maiores as chances de recuperação. Depois desse prazo, o médico ainda tem alguns instrumentos, porém de menor eficácia, como o uso de cateter, de neuroprotetores ou de antiagregantes plaquetários. Quanto maior a demora, maior a probabilidade de que o paciente fique com alguma sequela e fique incapacitado para o trabalho ou outras atividades.